terça-feira, 24 de outubro de 2017

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

O que é Momento Fletor, Força Cortante e Força Normal

Corpo submetido à forças externas e interna

O que é esse tal de momento fletor, força cortante e força normal que o professor tanto fala em sala de aula?.

Se você estuda engenharia ou arquitetura deve ficar se perguntando o que é momento fletor, o que significa força cortante ou força de cisalhamento e o que é força normal.
Vou explicar em poucas palavras, de forma bem resumida para você entender.

Toda vez que um corpo em equilíbrio sofre ação de forças externas, em seu interior será desenvolvido forças conhecidas como Esforços Internos. Esses esforços internos só existem porque as forças externas também existem.

No plano X, Y, os Esforços Internos são chamados de; Momento Fletor, Força de Cisalhamento e Força Normal. O estudo da intensidade desses esforços é de extrema importância para análise de resistência dos materiais, pois conhecendo a intensidade de cada uma dessas forças o engenheiro pode analisar com um estudo posterior, as tensões de cada ponto do corpo e definir o tipo de material que o corpo deve possuir para resistir as forças externas. Também é possível definir as dimensões da seção transversal que o corpo deve possuir.

Você fica calculando momento fletor o tempo todo porque mais adiante no seu curso você vai precisar desses conceitos para aprender calcular Tensões dos materiais. As Tensões são geradas devido a existência dos Esforços Internos, portanto, trate de aprender tudo sobre Momento Fletor, Força de Cisalhamento e Força Normal.

Quando está estudando as forças internas de um corpo, é possível analisar apenas um ponto desse corpo como mostrado na figura (b) acima, basta cortar o corpo onde se deseja fazer a analise. Também é possível analisar o comportamento dos Esforços Internos ao longo de todo o corpo, pra isso é feito o Diagrama de Esforços Internos, são os famosos Diagrama de Momento Fletor e Diagrama de Força Cortante.

Está perdido e não sabe o que fazer para aprender tudo isso?, somente as aulas em sala de aula não está esclarecendo tudo pra você?, quer aprender através de exercícios resolvidos em vídeos com um professor?, assista a apresentação agora >> CLIQUE AQUI <<



Nenhum comentário:

Postar um comentário