Este artigo tem o objetivo de lhe ensinar como fazer o diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo. Para este exemplo separei um exercício do livro de Estática do Hibbeler.
O problema diz o seguinte: trace os diagramas de forças de cisalhamento e de momentos fletores para a viga (a) em termos dos parâmetros mostrados; (b) considere que P = 600 lb, a = 5 pés, b = 7 pés. (Fonte: Hibbeler, R.C. Estática: mecânica para engenharia, vol. 1).
Neste artigo vou resolver apenas a parte (b) do problema.
Antes de fazer o diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo é preciso saber qual a intensidade das forças de reação dos apoios. Então, o primeiro passo será fazer o diagrama de corpo livre da viga.
Diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo: Passo 01, fazer o diagrama de corpo livre da viga.
Veja na imagem acima que no lado esquerdo da viga possui duas reações, uma na direção vertical (RVA) e outra na direção horizontal (RHA). Já no lado direito possui apenas uma reação vertical (RVB). Isso acontece porque o apoio esquerdo é do tipo fixo e o direito é do tipo simples. Se você não sabe nada sobre apoios, veja o artigo Tipos de Apoio Em Estruturas.
Diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo: Passo 02, calcular a intensidade das forças de reação dos apoios.
Para calcular as reações dos apoios é necessário usar as equações do equilíbrio estático, fazendo a somatória das forças verticais, horizontais e os momentos que atuam sobre a viga. Lembre-se, para esses cálculos é preciso escolher um ponto de referencia e arbitrar os sentidos das forças, nesse exemplo usarei como referencia o apoio “A”.
Somatória de momentos no ponto “A” igual a zero. Sentido de giro horário como positivo.
Somatória das forças verticais igual à zero. Sentido para cima positivo.
Somatória das forças horizontais igual à zero. Sentido para direita positivo.
Observe que a força de reação horizontal é igual à zero, pois não há nenhuma outra força sendo aplicada nessa direção além de RHA.
Diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo: Passo 03, dividir a viga em seção para encontrar as forças internas.
Ao cortar a viga em um ponto qualquer, nesse ponto de corte surgem as forças internas que são chamas de: força normal (N), força cortante (V) e momento fletor (M). O foco dessa resolução é traçar o diagrama de esforço cortante e momento fletor.
Para esse problema, é preciso cortar a viga em dois pontos. O primeiro corte será entre as forças de 350lb e 600lb, chamarei de S1. O segundo corte será entre as forças 600lb e 250lb, chamarei de S2.
A imagem abaixo ilustra os pontos onde serão feito os cortes na viga.
Tanto no ponto S1 quanto no ponto S2 surgem o esforço cortante e momento fletor que será calculado adiante.
Diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo: Passo 04, calcular a intensidade das forças internas no ponto S1.
A figura acima representa a viga cortada no ponto S1, após efetuar o corte três forças aparecem na parte interna da viga, são elas: força normal (NS1), força cortante ou de cisalhamento (VS1) e momento fletor (MS1). Todos os sentidos das forças internas indicados acima são arbitrário, você pode escolher qual achar melhor, eu escolhi esses.
Agora é só encontrar a intensidade das forças internas no ponto S1 e para isso basta aplicar as equações do equilíbrio estático conforme apresentado abaixo
Somatória de momentos no ponto “S1” igual à zero. Sentido de giro horário como positivo.
Somatória das forças verticais igual à zero. Sentido para cima positivo.
Somatória das forças horizontais igual à zero. Sentido para direita positivo.
Diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo: Passo 05, calcular a intensidade das forças internas no ponto S2.
A figura acima mostra a viga cortada no ponto S2, basta aplicar as equações do equilíbrio estático para calcularmos os esforços internos nesse ponto.
Somatória de momentos no ponto “S2” igual à zero. Sentido de giro horário como positivo.
Somatória das forças verticais igual à zero. Sentido para cima positivo.
Somatória das forças horizontais igual à zero. Sentido para direita positivo.
Diagrama de esforço cortante e momento fletor passo a passo: Passo 06, resumo das forças internas da viga.
Listar de forma resumida e organizada todos os cálculos das forças internas feitos anteriormente é bom para facilitar quando for fazer o diagrama de esforço cortante e momento fletor.
Observando abaixo, podemos desconsiderar o diagrama de força normal porque é nulo.
N V M
S1 0 350lb 350x
S2 0 -250lb -250x+3000
No momento fletor, o “x” representa a distância. Para saber qual a intensidade do momento fletor em um ponto qualquer da viga basta substituir a distância do ponto na equação do momento fletor.
Uma dúvida em relação ao corte S2. A força de 600lb não estaria causando um momento no sentido anti-horário em relação ao ponto? se sim teria que ficar negativo:-600(x-5). Obrigado, está muito bom!
ResponderExcluirBem observado, eu já arrumei a resposta. Obrigado
ExcluirEu comprei as aulas e n chegaram, vou ao Procon. Porque tento entrar em contato com alguém e ninguém responde.
ExcluirO curso é vendido online direto pelo professor, o blog do Engenheiraço é somente um meio de divulgação, geralmente o acesso ao curso chega via e-mail, olhe sua caixa de span para verificar se o e-mail de acesso está lá.
ExcluirEu comprei as aulas e até hoje n chegou no meu e-mai.
ResponderExcluirO curso é vendido online direto pelo professor, o blog do Engenheiraço é somente um meio de divulgação, geralmente o acesso ao curso chega via e-mail, olhe sua caixa de span para verificar se o e-mail de acesso está lá.
ExcluirExcelente. O saber nos amplia quando o semeamos livremente.
ResponderExcluirGrato.
verificar o calculo em ms2 aonde ms2=-250-3000
ResponderExcluirAcompanhando os cálculos seria Ms1= - 350X e Ms2= 250X-3000 a diferença é que o resultado dos cálculos seria com sinal invertido.
Excluirno calculo:
ResponderExcluir350lb.x+Ms1=0
ao isolar o ms1 a resposta nao deveia ficar negativa ?
Acompanhando os cálculos seria Ms1= - 350X e Ms2= 250X-3000 a diferença é que o resultado dos cálculos seria com sinal invertido.
Excluiro valor final do MS1 não deveria ser negativo?
ResponderExcluirAcompanhando os cálculos seria Ms1= - 350X e Ms2= 250X-3000 a diferença é que o resultado dos cálculos seria com sinal invertido.
Excluironde poso conseguir a parte (a) do problema?
ResponderExcluir