segunda-feira, 26 de março de 2018

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

Como Calcular Momento Fletor: Aprenda o Que é Momento Fletor Interno e Saiba Como Calcular

Imagem mostrando Como Calcular Momento Fletor 01 em vigas isostáticas
Como Calcular Momento Fletor: Imagem 01 - Livro R.C. Hibbeler

Resolvi escrever sobre como calcular momento fletor após muitos estudantes mandarem dúvidas perguntando sobre o assunto. Se você tem dúvidas na matéria de isostática deixe seu comentário abaixo que assim que possível estarei resolvendo um exercício respondendo sua dúvida.

Momento Fletor Interno e Externo

O Momento Fletor representa o efeito de flexão em uma barra. Numa viga, pilar ou estrutura pode haver momento fletor externo que são as forças aplicadas externamente e, momento fletor interno que são os esforços internos geradas devido à ação das forças externas.
A figura abaixo mostra uma estrutura que está submetida à ação de um momento fletor externo.

Imagem mostrando Como Calcular Momento Fletor 02 em vigas isostáticas
Como Calcular Momento Fletor: Imagem 02 - Livro R.C. Hibbeler
Abaixo outra figura mostrando uma viga que está submetida à ação de um momento fletor externo e também à ação de forças externas verticais e inclinas.

Imagem mostrando Como Calcular Momento Fletor 03 em vigas isostáticas
Como Calcular Momento Fletor: Imagem 03 - Livro R.C. Hibbeler
Com essas duas ilustrações você aprendeu identificar as forças externas que agem sobre uma estrutura. Inclusive aprendeu o que é momento fletor externo.
Mas, não é o momento fletor externo que queremos calcular, e sim o momento fletor interno.
Então antes de saber como calcular momento fletor vamos aprender a identifica-lo na estrutura.

Encontrando o Momento Fletor Interno de Uma Viga

Para encontrar o momento fletor interno basta cortar a viga num ponto qualquer. Neste exemplo vou usar o ponto “C” da viga conforme mostrado na figura abaixo.

Imagem mostrando Como Calcular Momento Fletor 04 em vigas isostáticas
Como Calcular Momento Fletor: Imagem 04 - Livro R.C. Hibbeler
Veja que além dos esforços internos, Normal (N), Momento Fletor (M) e Força de Cisalhamento (V) ainda aparecem nesse diagrama mostrado acima, as reações do apoio RVA e RVB.
Observe que os esforços que aparecem no ponto “C” da viga na “PARTE 1” tem os sentidos contrários dos que aparecem no mesmo ponto na “PARTE 2”. Isso se faz necessário para que esses esforços se anulem uns com os outros.

Calculando o Momento Fletor Interno

Não é o foco deste artigo ensinar como calcular reações de apoio em vigas, caso queira aprender como calcular reação existem vários artigos aqui no blog. Porém tenha em mente que será necessário você aprender calcular reação de apoio em vigas porque em todos os problemas irá usar o valor desses esforços para calcular o momento fletor.
As intensidades das reações serão: RVA = 0 e RVB = 10kN.
Como o apoio “A” é do tipo fixo, nele possui duas reações, a vertical que chamei de RVA e a horizontal que nem coloquei no diagrama de corpo livre porque já sabia que seria zero, uma vez que não há nenhum esforço externo sendo aplicado na direção horizontal da viga.
Agora que temos as informações das intensidades das reações de cada apoio vamos partir para o calculo do momento fletor.

Fazendo a somatória de momentos no ponto “C” da viga


Para fazer a somatória vou usar as duas partes da viga e depois comparar o resultado, já adianto que os valores devem ser os mesmos.
PARTE 1 DA VIGA – SENTIDO DE GIRO HORÁRIO COMO POSITIVO

Imagem das equações do equilibrio estático aplicado ao calculo do momento fletor

PARTE 2 DA VIGA – SENTIDO DE GIRO HORÁRIO COMO POSITIVO
O calculo do momento fletor abaixo será o mesmo feito anteriormente porém utilizando a PARTE 2 da viga.

Imagem das equações do equilibrio estático aplicado ao calculo do momento fletor

Conclusão sobre o cálculo do Momento Fletor

Observe que para calcular o momento fletor é necessário antes de tudo saber qual a intensidade das reações de cada apoio.
Ao cortar a viga para fazer o calculo do momento fletor, neste ponto de corte surgem as forçar internas, Força Normal (N), Força de Cisalhamento (V) e Momento Fletor (M).
Ao cortar a viga a mesma se separa em duas partes, aplicando a somatória de momentos em ambas as partes obterá o mesmo resultado.

Espero ter ajudado você a aprender calcular momento fletor em vigas.




7 comentários:

  1. Bom dia poderia dar exemplos de viga gerber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leandro Cabral, tem um exercício aqui no blog sobre viga gerber https://engenheiraco.blogspot.com/2017/06/como-fazer-diagrama-de-forca-cortante-e.html

      Excluir
  2. Cara, teria como me ajudar em uma questão de calculo do momento fletor? Sou estudante de engenharia civil, entendi a materia, mas estou com dificuldade em uma questão específica a qual caiu na prova, e preciso entender para fazer na proxima prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Estou sempre postando exercício no blog mas para situações mais rápidas sugiro você perguntar no seu grupo de estudos da faculdade pois as vezes demoro pra responder aqui.Abraços

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Ronaldo infelizmente não tem nenhum execício sobre pórtico mas assim que posível estarei colocando no blog

      Excluir