A viga com dois apoios está submetida a um carregamento distribuído e a uma carga concentrada, bem como a um momento. Determine as reações nos apoios.
Primeiro passo: vamos desenhar o diagrama de corpo livre. Nele vamos apontar as forças resultantes do carregamento distribuído e suas respectivas distância do centroide até o ponto A. O diagrama ficará conforme figura abaixo.
Observe no diagrama de corpo livre mostrado na imagem acima que o mesmo foi dividido em dois triângulo retângulo, "1" e "2" .
A força resultante Fr1 está localizado no centroide do carregamento "1" á uma distância L2 de seu lado mais alto, já a força resultante Fr2 está localizada no centroide do carregamento "2" á uma distância L3 de seu lado mais alto.
Segundo passo: com todas informações acima, vamos calcular a intensidade das forças resultantes Fr1 e Fr2.
Sabemos que a força resultante é igual a área do carregamento, portanto o cálculo será:
Terceiro Passo: agora vamos calcular as distâncias L1, L2 e L3.
Vamos começar pela distância L2 que é a distância do centroide do carregamento "1" e, posteriormente calcularemos a distância L3 e por fim a distância L1.
Quarto passo: aplicar as equações do equilíbrio estático.
começaremos aplicando a somatória dos momentos igual á zero. Adotaremos sentido de giro horário como positivo (+) e, tomaremos como referência o ponto A.
Agora aplicaremos a somatória das forças verticais igual á zero, adotaremos sentido positivo para cima.
Veja que a reação A está negativa, isso significa que ela está agindo na barra de cima para baixo e, não de baixo para cima conforme mostra o desenho do diagrama de corpo livre.
Quer aprender através de exercícios resolvidos em vídeos com um professor?, assista a apresentação agora >> CLIQUE AQUI <<
Olá. Gostei muito do seu blog, parabéns.
ResponderExcluirSó queria tirar uma dúvida em relação a força resultante no triângulo, pois acredito que a distância do lado do triângulo seja 1.5, uma vez que será subtraído do valor informado na figura a parte referente ao retângulo.
De já, agradeço a atenção
Olá Nayanne Milena, acho que está se referindo a força FR2. A posição dessa força fica exatamente no centróide do carregamento que para o caso do triângulo é b/3, a contar do lado mais alto do triângulo. Para esse exemplo seria 0.3/3 = 0.1
ExcluirMESTRE ACHO QUE A NAYANNE ESTAVA SE REFERINDO A ALTURA E NAO AO COMPRIMENTO. SE VOCE UTILIZOU O RETANGULO DE ALTURA 1 ENTAO O QUE SOBRA PARA O TRIANGULO EH 1.5 E NAO OS 2.5 TOTAL QUE VOCE UTILIZOU NA FR2.
ResponderExcluirexatamente isso... seria 1,5kN... houve esse pequeno engano nos cálculos... abs
ExcluirShow de bola""!!!!
ResponderExcluirValeu Juliano Edu!
ExcluirFAZENDO ESSES CÁLCULOS AQUI, ACHEI QUE Fr2 = 225N O QUE GERA UMA FORÇA TOTAL DE 525N.
ResponderExcluirFazendo a conta x é aproximadamente 0,171m , o que poria a Freq entre os dois centróides, como no desenho. O meu resultado do somatório dos momentos deu 0,09/0.525, usando os dados como estão acima.
ResponderExcluirO resultado bateu?
ExcluirBoa tarde ,gostaria que me explicasse como resolve a seguinte questão do livro do Hibbeller, 10° edição:
ResponderExcluir4.145 Substitua o carregamento distribuído por uma força resultante equivalente e especifique sua localização sobre a viga ,a partir do pino em C.
Se puder me ajudar agradeço, pois não estou conseguindo desenvolver