Não é muito complicado calcular a reações de apoio de uma estrutura, como já foi visto nos posts anteriores, basta aplicar as equações do equilíbrio estático que tudo se resolve. Hoje será mostrado, como calcular as reações de uma barra com dupla carga concentrada como mostra a figura abaixo.
Observe que a figura acima é uma barra bi apoiada com duas cargas concentradas aplicadas sobre a estrutura. Para calcular a reação Rby, basta aplicas a somatória dos momentos no ponto “a” igual à zero
Para calcular a reação Ray, é necessário aplicar à somatória das forças em “y” igual a zero.
Pronto! Fazendo a somatória dos momentos foi possível encontrar o valor da reação Rby e fazendo a somatória das forças na direção “y” foi possível encontrar o valor de Ray. Para este caso não é necessário aplicar a somatória das forças na direção “x”, pois, não a carga externa aplicada neste sentido.
Quer aprender calcular reação de apoio em vigas e fazer diagrama de força cortante e momento fletor com um professor 24h?, clique >>AQUI<< e saiba mais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPq os sinais estão negativos ???
ResponderExcluirOlá Francieli Reis, na somatória dos momentos o sentido de giro horário foi considerado negativo. Na somatória de forças o sentido para baixo foi considerado negativo.
Excluir