quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

|ESTÁTICA| Cálculo das Reações de apoio - Carga Concentrada Inclinada


A figura mostra uma barra com apoio simples fixo na extremidade esquerda e um apoio simples móvel na extremidade direita. Estes apoios resultam em três reações que deverá ser calculado aplicando – se as três equações do equilíbrio estático, onde, a somatória de todas as forças e momentos deve ser igual a zero.


Observe que a carga aplicada está inclinada a 45°, isso significa que há duas componentes, uma na direção “x” e outra na direção “y”. Para calcular as reações nos apoios, primeiramente deve ser feito a decomposição das forças.



A figura acima mostra a barra com as forças decompostas das direções “x” “e“. Portanto, aplicando as equações do equilíbrio estático é possível obter as reações nos apoio.

Fazendo a somatória das forças no ponto “a” igual a zero:


Fazendo a somatória das forças em “y” igual a zero:


 
Fazendo a somatória das forças em “x” igual a zero:



Portanto, após aplicar as três equações do equilíbrio estático foi possível calcular as três reações de apoio da barra.

Quer aprender calcular reação de apoio em vigas e fazer diagrama de força cortante e momento fletor com um professor 24h?, clique >>AQUI<< e saiba mais.


2 comentários:

  1. Boa noite, não sabia decompor e aprendi aqui com você! Mas queria só tirar uma dúvida em relação ao somatório em y: por que 100kn.sen45 resultou em 141,4kn se não foi multiplicado por 2m? Acho que está errado, já que não deve multiplicar pela distância... Acertei nisso ou errei?

    ResponderExcluir
  2. Olá Messias, você te razão, já corrigi o erro, muito obrigado. Quando precisa de mais dicas ou quando quiser dar sugestões, estarei a disposição.

    ResponderExcluir