terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

Viga Com Carregamento Distribuído


Carregamento distribuído em viga

A figura acima mostra uma viga bíapoiada com carregamento distribuído em forma de triângulo. Vamos calcular as reações de cada apoio.


O primeiro passo é fazer o diagrama de corpo livre. para isso, vamos tomar como referencia o ponto "A".



Observe o diagrama de corpo livre na figura acima, sobre a viga possui duas forças resultantes, cada uma dessas forças são oriundas do carregamento distribuído sobre a viga.

Sempre que houver carregamento distribuído em forma de retângulo, a força resultante ficará posicionada à L/3 do lado mais alto do carregamento conforme mostrado acima.
Portanto o lado esquerdo do apoio será 1m e o lado direito do apoio A será 2m.

Agora vamos para o segundo passo que é calcular a intensidade das forças resultantes Fr1 e Fr2. A intensidade da força é a área do triângulo, e ficará conforme abaixo.




Na equação acima, b representa a base do triângulo 3m, h representa a altura do triângulo que usaremos o valor da carga distribuída 6kN/m.



Agora que já calculamos o valor da força resultante, vamos para o terceiro passo que é calcular as reações aplicando as equações do equilíbrio estático. Para isso tomaremos como referencia o ponto A. 

Somatória dos momentos, cujo todas as forças que fazem a barra girar no sentido horário serão positivas (+), o contrário serão negativas (-).






Somatória das forças verticais, toda força com sentido para cima será positivo, para baixo negativo.






Quer aprender através de exercícios resolvidos em vídeos com um professor?, assista a apresentação agora >> CLIQUE AQUI <<

3 comentários:

  1. Por que o momento tem que ser em relação ao ponto A e não ao ponto B já um vez que o apoio é fixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí João Vitor, você pode fazer tanto pelo apoio "A" quanto pelo apoio "B" que o resultado final será o mesmo. Para esse exercício eu optei por fazer pelo apoio "A". Abraço!.

      Excluir

  2. terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
    Viga Com Carregamento Distribuído

    Carregamento distribuído em viga

    A figura acima mostra uma viga bíapoiada com

    ResponderExcluir