quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Textual description of firstImageUrl
Textual description of firstImageUrl

|ESTÁTICA| Carga Concentrada e Carga Distribuída

Uma carga quando é aplicada exerce uma força sobre a estrutura. Esta carga pode ser concentrada ou distribuída. A diferença é: a carga concentrada aplica uma força apenas em um ponto, já a carga distribuída aplica várias forças ao longo da estrutura.


Carga Concentrada e Carga Distribuída 01
Apoio simples fixo com carga concentrada:

A figura acima representa uma estrutura simples com barra apoiada nas duas extremidades, a força F está aplicada no centro e é denominada carga concentrada pois esta em apenas um ponto da barra.


Carga Concentrada e Carga Distribuída 02
Apoio simples fixo com carga distribuída:
Na figura apresentada acima está ilustrado um modelo de carga distribuída. Observe que sobre a barra existem várias forças aplicadas, essas forças caracteriza um carregamento W ao logo de toda estrutura.
A diferença é que: na carga concentrada a barra recebe força em apenas um ponto e, na carga distribuída a barra recebe força em vários pontos.



Quer aprender calcular reação de apoio em vigas e fazer diagrama de força cortante e momento fletor com um professor 24h?, clique >>AQUI<< e saiba mais.





10 comentários:

  1. Caro William, Gostei do resumo feito sobre os tipos de cargas. O conteúdo está bem apresentado e também gostei a forma como organizou seu BLOG, Sou autor de um Blog que fala de Engenharia cá em Angola. (sobreaengenharia.blogspot.com).

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação.Me ajudou bastante,obrigada.;)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação.Me ajudou bastante,obrigada.;)

    ResponderExcluir
  4. Olá,poderia me dar um exemplo real de carga concentrada?
    Uma viga seria uma carga concentrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa viga toda carga é concentrada no centro de gravidade na mesma. Na vida real a maioria das cargas são distribuídas e devem ser transformadas para concentrada com o objetivo de calcular os esforços que acontecem sobre a estruturas. Sempre é preciso transformar cargas distribuídas em concentradas para calcular ações e reações que agem sobre estruturas.

      Excluir